Notícias de Fevereiro 2016

Linguagem e comunicação

Os conceitos de comunicação e linguagem, são muitas das vezes interpretados da mesma forma, mas importa aqui por razões metodológicas, clarificar estes mesmos conceitos, desde logo assumindo que comunicação, tendo em conta a raiz etimológica da palavra significa “pôr em comum”. Puyelo e Rondal (2007), referem a este propósito que quem comunica deverá aceitar tacitamente ou não, o grupo cultural do seu interlocutor, tendo em conta o significado dos signos que compõe o vocabulário da língua, assim como as regras e uso da mesma.
De acordo com (Sim-Sim, 1998), podemos conceber a comunicação enquanto processo activo que consiste na troca de informações e envolve a codificação ou formulação, transmissão e descodificação ou compreensão, de uma mensagem entre dois, ou mais, intervenientes. Sendo a comunicação eficaz quando ambos os interlocutores dominam o mesmo código ou sistema de sinais e utilizam o canal de comunicação ajustado à situação.

Ver Mais

Meno Pausa Mente Qualidade de Vida

A importância e o interesse, que os técnicos de saúde demonstram pelos problemas relacionados com a menopausa, resulta do extraordinário aumento da esperança de vida verificado por todo o mundo ao longo do século XX, e Portugal não é excepção. Entre 1970 e 1994, a esperança média de vida no sexo feminino à nascença subiu, entre nós, de 70,8 para 78,2 anos. As mulheres representam quase 60% da população neste grupo etário.

Ver Mais

Menopausa um desafio e uma oportunidade da saúde da mulher no seculo XXI

O facto de a mulher deixar de menstruar por volta dos 50 anos foi já referido por Aristóteles em 322 A.C mas, apesar de estarmos em pleno seculo XXI em que a quantidade de informação existente se torna profusa e a rapidez com que se muda cria uma constante incerteza, a realidade é que perante o aumento da longevidade das mulheres, a menopausa torna-se um marco preponderante, quer para as mulheres, quer para os médicos aos quais recorrem.
Atendendo a que existem em Portugal 2.235.603 mulheres em pós-menopausa com mais de 50 anos de idade estando 731668 entre os 50 e os 59 anos (Portodata 2012) e que apenas 44.620 estão sob THM e 6.380 sob Fitoterapia (dados de venda 02/2014) rapidamente poderemos concluir que as mulheres portuguesas em menopausa estão sub-tratadas, mal informadas ou mesmo não tratadas.

Ver Mais